Seminário de Boas Práticas de Cultura e Paz e Diversidade Cultural reúne escolas de S.Bárbara
16/07/2019 15:47 em 1

Igualdade, diversidade e respeito. Conviver com as semelhanças e particularidades, sempre com o objetivo de ter um ambiente de paz e harmonia. Com esse objetivo, o Seminário de Boas Práticas de Cultura de Paz e Diversidade Cultural foi realizado no último dia 10, na Secretaria de Educação, reunindo mais de 40 profissionais de unidades da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, os presentes socializaram boas ideias e compartilharam as experiências de êxitos nas escolas municipais. 

Quatro escolas explanaram sobre os temas igualdade e diversidade. A Emefei “Vereador José Luiz Gomes da Silva - Zelo”, do Conjunto dos Trabalhadores, falou sobre deficiência auditiva. A Emefei “Profª Rosa Lee Carr Conti”, da Vila Santa Cruz, apresentou boas práticas no atendimento aos alunos com deficiência intelectual. A Emefei “Antonia Fagnoli Furlan”, do 31 de Março, pautou sobre o autismo e inclusão e a EMEI “Profª Vilma Maluf Mantovani”, do Parque Zabani, falou sobre racismo. 

Falando sobre os temas convivência, respeito e cultura de paz, mais cinco escolas se apresentaram. O CIEP “Leonel de Moura Brizola”, do Jardim Santa Rita, abordou a atividade chamada “Avaliação do Dia”, enquanto o CIEP “Prof. José Renato Pedroso”, do Parque do Lago, explanou sobre a “Cultura Africana”. A Emefei “Profª Maria Augusta C. Camargo Bilia”, do Parque Planalto, compartilhou sobre a atividade “Momento Criança” e a Emefei “Anália de Lucca Furlan”, do Cruzeiro do Sul, explicou mais sobre as atividades das ações do projeto “Paz no Trânsito”. Por fim, o EIEA “Fioravante Luís Angolini e Anna Rosa Tuchaspki”, no Caiubi, falou sobre as ações que contemplam o tema “Amizade”.

“O seminário foi de grande importância, pois possibilitou a diversos profissionais da Rede Municipal rever boas ações realizadas de acordo com as diretrizes implantadas junto ao prefeito Denis Andia. A ampla divulgação das práticas exitosas contribui para o desenvolvimento de atitudes positivas de empatia, onde um capaz de compreender sentimentos e emoções do próximo, permitindo assim ambientes escolares mais respeitosos e justos”, explicou a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

O evento promoveu também apresentações culturais. Alunos da Emefei “Profª Antônia Dagmar de Almeida Rosolen” apresentaram a música “Ninguém é Igual a Ninguém”, com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), e as crianças do CIEP “Prof. José Renato Pedroso” apresentaram uma dança afro.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS