Combate a dengue: fumacê e nebulização avançam e Prefeitura orienta a população
07/05/2019 16:34 em 1

O combate ao mosquito Aedes aegypti é responsabilidade de todos: Poder Público e também do cidadão. Para maior eficácia do fumacê, da nebulização costal e da retirada de criadouros, algumas ações devem ser tomadas. Ações que também resultam no cuidado com as pessoas e animais. 

O inseticida aplicado age contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana. Entretanto, se alguns cuidados não forem tomados, o veneno pode atingir animais, crianças, idosos, pessoas acamadas ou alérgicas.

Sendo assim, saiba o que fazer quando o fumacê ou nebulização chegarem à sua residência:

- Mantenha portas e janelas abertas

- Mantenha cortinas recolhidas

- Levante lençóis e roupas de cama para permitir a entrada do inseticida e eliminação dos mosquitos que ficam no interior do imóvel.

- Tome cuidado e cubra alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha e roupas;

- Retire roupas do varal ou de áreas expostas no quintal;

- Guarde bebedouros e comedouros dos animais de estimação

- Caso não tenha removido esses objetivos, descarte o conteúdo das vasilhas e lave com água e sabão após a aplicação do inseticida;

- Cubra ou mantenha em local fechado gaiolas de pássaros;

- Crianças, idosos, acamados e pessoas alérgicas devem permanecer em um cômodo com portas e janelas fechadas durante cerca de 30 minutos após a aplicação;

- Durante o fumacê, permaneça no interior dos imóveis.

Em Santa Bárbara d’Oeste, as ações contra o mosquito seguem intensas. A nebulização pesada veicular / fumacê foi realizada nos últimos dias em bairros como Santa Rita de Cássia, São Francisco 2, Parque Olaria, Jardim Laudissi, Rochelle, Jardim Europa, Santa Rosa, Turmalinas, Jardim Adélia, Planalto do Sol e Cidade Nova. 

A ação é complementar ao trabalho de nebulização costal e ao trabalho de retirada de criadouros do mosquito nos imóveis.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS