Dia D da 7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti acontece neste sábado (24)
19/02/2024 16:34 em Saúde

Iniciativa ocorrerá das 8h30 às 12 horas na Praça Central

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá no próximo sábado (24) o “Dia D - Mutirão de combate ao Aedes”. A atividade ocorrerá das 8h30 às 12 horas na Praça Central, onde uma estrutura será montada para exposição e abordagens sobre o tema.

A ação consiste em um dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana e faz parte da adesão do Município à 7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti, iniciativa promovida pela EPTV Campinas, em parceria com prefeituras da área de cobertura nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

No local, uma equipe do Setor de Combate de Vetores do Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ), realizará diversas orientações e distribuição de materiais informativos sobre medidas a serem adotadas para prevenção das arboviroses urbanas transmitidas pelo mosquito vetor Aedes aegypti.

Ações

Paralelo à Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti, a Divisão de Controle de Vetores, vinculada ao DVZ, continua com ações intensificadas de combate ao mosquito Aedes aegypti em várias regiões do Município. O trabalho ininterrupto é priorizado em regiões com casos positivos ou com aglomerado de casos suspeitos e, também, em bairros onde o monitoramento entomológico realizado diariamente indica alto índice de circulação de mosquitos, objetivando a remoção de criadouros e orientações à população.

A Prefeitura ressalta a importância de receber os agentes de controle de endemias para obter informações importantes sobre medidas simples que podem prevenir doenças graves. Todas as ações são gratuitas e não há cobrança de taxa para nenhum serviço, como nebulização, limpeza de calhas ou de caixas d’água, mediante cobrança de taxas.

Prevenção

Além das ações realizadas pela Prefeitura, é fundamental que o cidadão tenha alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito, sendo dever de todos eliminar os criadouros. Confira algumas medidas:

- Utilizar tampas e telas para vedar baldes e tambores de armazenamento de água;

- Armazenar objetos em local coberto, ou descartar, de forma adequada, o material que não vai mais utilizar. O Município dispõe de Ecopontos e do serviço de coleta de resíduos regular;

- Limpar as calhas e caixas d'água;

- Não armazenar pneus e garrafas em local descoberto;

- Não deixar plantas na água, utilizando sempre vasos com terra;

- Verificar a drenagem dos vasos de planta, para que não acumulem água;

- Não utilizar pratinhos embaixo dos vasos;

- Evitar bromélias, em centros urbanos, pois elas também servem como criadouro de Aedes aegypti;

- Usar telas nas caixas d'água;

- Limpar e fazer o tratamento adequado nas piscinas.

Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas e dores no corpo, o cidadão deve procurar pela unidade de saúde mais próxima de casa e não se automedicar - já que alguns medicamentos podem agravar o quadro.

COMENTÁRIOS