Vestibular Univesp: candidatos têm até sexta (16) para pedir isenção de taxa de inscrição
14/02/2024 17:08 em Educação

Os candidatos interessados em pedir isenção da taxa de inscrição para o vestibular Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) podem solicitar até sexta-feira (16), às 21 horas pelo portal vestibular.univesp.br. O pedido deve ser realizado no ato da inscrição.

Podem pedir a isenção da taxa de R$ 52 as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, podem solicitar redução de 50% na taxa os candidatos que estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados.

As inscrições para o vestibular seguem até 8 de abril, às 21 horas. Em Santa Bárbara d´Oeste há 150 vagas disponíveis para nove cursos gratuitos Letras, Matemática, Pedagogia, Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação, Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais, na modalidade EAD (Ensino à Distância). Quinze vagas serão ofertadas para o Provão Paulista.

No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação - BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos). Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre um dos três cursos.

Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração).

Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).

A prova (objetiva e redação) será realizada no dia 26 de maio, às 13 horas, e o local da prova será divulgado no dia 21 de maio, a partir das 15 horas. O início das aulas está previsto para o final de julho de 2024.

Para participar não há limite de idade, basta ter concluído o Ensino Médio ou com o término previsto até o período da matrícula. Os interessados podem fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2021, 2022 e 2023, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. Caso a nota do ENEM 2023 não seja divulgada até o dia 8 de abril, não valerá para esse processo seletivo. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

O gabarito oficial será divulgado em 27 de maio, a partir das 15 horas, no site do vestibular. O resultado oficial será em 25 de junho, a partir das 15 horas. Mais informações podem ser conferidas no www.univesp.br ou pela Central de Teleatendimento em dias úteis, das 8 às 20 horas, pelo telefone (11) 3471.6100.

Polo Santa Bárbara

O polo de Santa Bárbara d´Oeste está localizado na Rua Quinze de Novembro, 1328, na Vila Bortoleto. O horário de funcionamento no período da tarde é de segunda a quarta e sexta-feira, das 13 às 18 horas, e no período da noite, de segunda, quarta e quinta-feira, das 19 às 22 horas. Informações podem ser obtidas pelo e-mail ariana.dores@polo.univesp.br

A Univesp é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. Os cursos têm conteúdo trabalhado por docentes da USP, Unesp e Unicamp.

Com informações de www.univesp.br

COMENTÁRIOS