Dia D da Campanha "Fique Sabendo" em Santa Bárbara acontece neste sábado
05/12/2023 17:22 em Saúde

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com a Campanha “Fique Sabendo” no Município. Iniciada na última sexta-feira (1°), data em que foi celebrado o Dia Mundial de Luta contra o HIV/AIDS, a Campanha vai até o próximo sábado (9) na cidade. Na ocasião, será promovido um “Dia D” na Praça Central, que marcará o encerramento da campanha no Município.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com as prefeituras. Além do “Dia D”, os testes, realizados por livre demanda e sem a necessidade de agendamento, são ofertados no AMDIC, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Regional Zona Sul e no Centro de Referência em Saúde da Mulher, de acordo com o cronograma abaixo.

Coordenada pelo AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infectocontagiosas) e monitorada pelo NAC (Núcleo de Ações Coletivas), setores vinculados à Secretaria de Saúde, o objetivo da Campanha é ampliar o acesso aos testes de HIV e Sífilis, além de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para início do tratamento e diminuição dos riscos de transmissão.

Além dos testes gratuitos para diagnóstico, também há entrega de kits com preservativos masculinos e femininos e de gel lubrificante íntimo para população de risco, distribuição de autoteste de HIV e de materiais informativos sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A ação tem como público-alvo a população em geral, mas com atenção especial ao público jovem. Além do período da campanha, o AMDIC realiza ações de prevenção e testagem para diagnóstico das doenças durante o ano todo.

O setor está situado à Rua Teresina, 553, no Planalto do Sol. Para mais informações, a população deve entrar em contato por meio dos telefones (19) 3454.8466, (19) 3455.2490 ou pelo Disk AIDS 0800-770-9160. O horário de atendimento é das 7 às 16h30.

Serviço:

Campanha “Fique Sabendo” em Santa Bárbara d’Oeste

- AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infecto Contagiosas) | Rua Teresina, 553 - Planalto do Sol
Dias 5, 6, 7 e 8 de dezembro, das 8 às 15 horas

- Centro de Referência em Saúde da Mulher | Rua Inácio Antônio, 453 – Centro
Dias 5 e 8 de dezembro, das 7h30 às 15h30
Dia 6 de dezembro, das 7h30 às 12h30

- UBS Regional Zona Sul | Rua José Calixto, 100 - Santa Rita
Dia 6 de dezembro, das 17 às 19 horas

- Praça Central (Dia D)
Dia 9 de dezembro, das 10 às 15 horas

 

COMENTÁRIOS