4ª Conferência Municipal de Cultura de Santa Bárbara elege 6 delegados e aprova 32 propostas
30/10/2023 17:15 em Cultura

A 4ª Conferência Municipal de Cultura de Santa Bárbara d’Oeste elegeu na semana passada seis delegados e aprovou 32 propostas, sendo municipais, estaduais e federais. Realizada entre 24 e 26 de outubro de 2023, na Estação Cultural da Fundação Romi, a ação teve como tema “Democracia e Direito à Cultura - a cultura como um dos elementos constitutivos da própria democracia e a (re)afirmação da cultura como um direito universal”, de acordo com a Portaria do Ministério da Cultura (MinC) nº 45 de 14 de julho de 2023. As propostas na íntegra estão disponibilizadas no site culturasbo.com

Na ocasião, foram discutidos seis eixos: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura, Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social, Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória, Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural, Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Participaram 130 amantes da cultura, sendo 19 delegados votantes. Durante a Conferência, foram eleitos seis delegados, sendo quatro representantes da Sociedade Civil e dois do Poder Público, sendo eles; os representantes da Sociedade Civil e seus suplentes: Willian Mascarenhas Custódio Sobrinho (titular), Atanael dos Santos Mota (titular), Giovanni José de Bonfim (titular), Lays Lopes Ramires (titular), James Stive Ribeiro (suplente), Alex B. de Andrade (suplente), Benedita Aparecida S. Silva (suplente) e Diego Castro Helleno (suplente), além dos representantes do Poder Público: Evandro Felix Carneiro (titular), Tarsila Guedes Rapassi (titular), Helton Carlos (suplente) e Luiz Augusto Lima (suplente).

Os delegados eleitos na 4ª Conferência Municipal de Cultura representarão o Município na Conferência Estadual de Cultura, promovida entre 8 e 18 de dezembro de 2023, na capital. O palestrante convidado para realizar palestra de abertura será o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

COMENTÁRIOS