Julho Verde: Santa Bárbara realiza ações de prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço
19/07/2023 08:25 em Saúde

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue com uma série de ações visando à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. A iniciativa faz parte do movimento Julho Verde e ocorre nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e outros serviços da rede municipal de Saúde, onde são promovidas Salas de Espera Ativa, além de decoração especial alusiva ao tema. Caso seja necessário, também ocorre o acolhimento e encaminhamento aos serviços de referência de pacientes que pertencem a grupos de risco para a doença.

Nesta terça-feira (18) foi realizada uma ação junto aos moradores do condomínio de casas do Vida Longa, com orientações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos. Coordenado pelo NAC (Núcleo de Ações Coletivas), o encontro conduzido pelo especialista em Saúde Coletiva, José Luis Andia, abordou diversos temas, com destaque para os sintomas, causas, prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço e de boca, além do hábito da escovação e higiene bucal, cuidados e visitas regulares ao dentista, entre outros.

O Julho Verde tem o objetivo de promover atividades de sensibilização e informação no combate ao câncer de cabeça e pescoço, oferecendo à população a oportunidade de diagnóstico precoce, por meio de acolhimento, exame médico, exames complementares e biópsia, quando indicada, com posterior encaminhamento definitivo, além de estimular a interrupção dos hábitos de tabagismo e etilismo.

O público-alvo da iniciativa é composto por pessoas na faixa etária a partir de 20 anos, com os sintomas lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou mucosa jugal, nódulos no pescoço que não melhoram em 21 dias e rouquidão persistente há mais de 21 dias.

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de Julho. Para ter acesso aos serviços, basta comparecer à unidade mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

COMENTÁRIOS