Mais de 115 mil árvores são plantadas em Santa Bárbara nos últimos 10 anos
19/10/2022 17:20 em Meio Ambiente

Mais de 115 mil árvores foram plantadas desde 2013 em Santa Bárbara d’Oeste. O programa de arborização urbana e preservação de mananciais segue no Município, proporcionando relevante avanço às questões ambientais e deixando legado às futuras gerações.

Nos últimos 10 anos a Prefeitura intensificou o plantio em calçadas, parques, praças, jardins públicos, Áreas de Preservação Permanente (APP) e áreas verdes, além de doar mudas à população. Das 115 mil árvores plantadas, cerca de 22 mil foram em áreas urbanas e outras 93 mil mudas foram na preservação de mananciais e recuperação de áreas verdes. A projeção do Município é plantar 250 mil árvores nos próximos 15 anos.

"O plantio de árvores tem uma contribuição muito grande para as questões ambientais. Na área urbana, proporciona conforto térmico, com sombras que impactam na temperatura do ambiente, ajuda a controlar a umidade relativa do ar e traz um impacto positivo na fauna, com aves encontrando abrigo para o seu desenvolvimento. Há também um papel importante na preservação dos mananciais, preservando os nossos córregos e nossas represas, protegendo a qualidade da água – que já é de excelência – e as nossas nascentes, prevenindo o assoreamento com a proteção que as árvores geram no solo”, explicou o prefeito Rafael Piovezan.

Além das ações executadas pela Prefeitura, o cidadão contribui no programa de arborização. Uma forma é pelo Disque Árvore – programa lançado pela Prefeitura em 2014, pioneiro na região e referência no segmento. O Disque Árvore funciona por meio do telefone (19) 3464.9010. O cidadão, ao entrar em contato, responderá os questionamentos de um cadastro e agendará o plantio de árvore em frente à sua casa. Espécies adequadas para a arborização urbana poderão ser escolhidas e, posteriormente, as equipes de trabalho do Meio Ambiente se deslocarão até o local para abertura de quadro e plantio de árvore sem custo algum.

“E vem muito mais por aí! Em breve entregaremos à população o CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara), um projeto inovador e que vai ao encontro de tudo aquilo que a Administração Municipal prevê para a articulação entre Meio Ambiente, Educação, Saúde e o desenvolvimento da cidade. É a recuperação do antigo Viveiro Municipal, que em 2022 completa 30 anos, com a transformação daquele espaço para a ampliação da produção de mudas, criação de um laboratório a céu aberto para a formação e para a contribuição da vivência das nossas crianças, implantação de meliponário, mini fazenda, Centro de Equoterapia e o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres. A ecologia é uma condição fundamental para o desenvolvimento sustentável e o CESB reunirá as políticas públicas que vão moldar o futuro de Santa Bárbara d’Oeste”, acrescentou o prefeito.

COMENTÁRIOS