Entrada de Santa Bárbara vira Arte Urbana pelo projeto Mural CorRedor em Movimento
28/09/2022 17:10 em Cultura

Uma das principais entradas de Santa Bárbara d’Oeste, a Avenida Andrea Inácio, no Jardim São Luiz, virou arte. Os 10 artistas Binas, Cacto, Caio Cain, Dos Neon, Giovana Angelo, Nus Passos, Peace, Sarah Soares, Vida Torta e Vozinho pelo projeto “Mural CorRedor em Movimento” do Arte Urbana SP 2022 transformaram parte do muro da garagem municipal em uma verdadeira obra do grafite.

Em um espaço de 40 metros, o novo mural traz ilustrações com temas como mobilidade urbana, meio ambiente, qualidade de vida e uso da bicicleta como meio de locomoção, que se correlacionam com o contexto dos equipamentos culturais e de bem viver a que a via oferece acesso somados aos eixos ecológico, recreativo, social e cultural.

O novo painel integra o início do “Corredor Verde” de Santa Bárbara d’Oeste, que tem ponto de partida em umas das principais entradas da cidade, percorrendo áreas de preservação e qualidade de vida, como o Parque Araçariguama e o Parque dos Ipês, passando pelo novo Centro de Cultura Ambiental, em construção, finalizando no encontro com um dos trechos do Corredor Metropolitano.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, a arte ganhou mais um espaço em Santa Bárbara. “O talento dos artistas da nossa cidade e região estamparam uma das principais vias de acesso do Município. Durante a ação diversas pessoas passaram pelo painel e cumprimentaram os participantes do projeto que deixaram um pedaço da sua arte no muro da Avenida Andreia Inácio”, explicou. “Esta é mais uma iniciativa em que Santa Bárbara foi selecionada pelo Estado. Um grande orgulho para nós barbarenses”, complementou Evandro.

A ação integra o Programa Juntos Pela Cultura, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Associação Paulista dos Amigos da Arte. Além deste, Santa Bárbara d’Oeste já faz parte do Revelando SP, +Gestão SP, Virada SP, Circuito SP, Retomada SP, ProAC, Projeto Guri e Oficinas Culturais.

O Arte Urbana SP tem o objetivo de apoiar a realização de murais, instalações e intervenções de arte urbana e composição de galerias a céu aberto no município, utilizando temas e técnicas gráficas da arte de rua, executado por artistas, grupos e coletivos de relevância no cenário cultural local e regional. Já o Juntos Pela Cultura visa estreitar a parceria entre o governo do Estado e as prefeituras na área cultural, fortalecendo a produção independente, ampliando o acesso da população à arte, descentralizando o investimento público na área e estimulando o desenvolvimento da economia criativa.

 

COMENTÁRIOS