Ações do “Outubro Rosa” tem início em Santa Bárbara
04/10/2021 16:53 em Saúde

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou nesta sexta-feira (1º) mais uma edição do Movimento “Outubro Rosa”. As atividades serão promovidas durante todo o mês com oferta de diversos serviços relacionados à saúde das mulheres, dando destaque para a intensificação de informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero.

Dando início às ações, na sexta-feira foi promovido no Largo Bicentenário (ao lado do Terminal Urbano) o “Bom dia Outubro Rosa”, organizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer com apoio da Secretaria de Saúde. Na ocasião houve um café da manhã, com orientações, solicitações de exames de mamografia, entre outras atividades educativas alusivas ao tema.

No decorrer do mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Centro de Referência em Saúde da Mulher contarão com decoração especial, intensificação das solicitações de mamografia e coleta de papanicolaou e Salas de Espera Ativa sobre o tema. Os demais setores da Saúde também estarão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.

Durante todo o ano o exame de mamografia pode ser solicitado pelo médico ginecologista no momento da consulta ou pela enfermeira (sem necessidade de consulta médica) nos horários de acolhimento.

Após a solicitação, o agendamento da mamografia é feito pela recepcionista da unidade de saúde. Os casos positivos são encaminhados para investigação mais aprofundada e tratamento em referências SUS do Estado.

Para ter acesso aos serviços, basta comparecer à unidade mais próxima da residência ou ao Centro de Referência em Saúde da Mulher (Rua XV de Novembro, 1.157, Centro) e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

 

Responsável: (Imprensa)

 

COMENTÁRIOS