“Causos & Viola” celebra 20 anos da Orquestra Barbarense de Violas
10/09/2021 17:44 em Cultura

Um grupo de músicos que tem levado alegria, encantamento e vida por onde passam, ressaltando a música sertaneja raiz, a viola e a cultura barbarense. A Orquestra Barbarense de Violas completará duas décadas no dia 20 de outubro. Pensando nisso, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realizará uma série de programas ao vivo e on-line em comemoração ao aniversário do grupo.

O “Causos e Viola - 20 anos de História” será dividido em sessões às quartas-feiras, nos dias 22 e 29 de setembro, e 6 e 13 de outubro, sempre às 20 horas, transmitidos na Rádio Santa Bárbara FM e no YouTube da Secretaria de Cultura e Turismo www.is.gd/youtubeculturasbo. No dia 20 de outubro, data do aniversário, acontece o encerramento ao vivo com a apresentação no Teatro Municipal “Manoel Lyra” – transmitido também na Rádio e YouTube.

Serão quatro programas de vídeos comemorativos, contando a história da Orquestra de cinco em cinco anos, com participação das pessoas que marcaram a existência do grupo. "Buscamos, atendendo ao pedido do Rafael Piovezan, adaptar iniciativas para garantir que a programação cultural se mantenha ativa. O aniversário de 20 anos da Orquestra Barbarense de Violas é um momento único e que deve ser celebrado. Transportamos a riqueza cultural dessas duas décadas em programas de rádio e no formato de TV para garantir que história seja perpetuada e prestigiada por todos”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

História

A Orquestra Barbarense de Violas foi fundada em 20 de outubro de 2001 e tem como principal característica a música sertaneja raiz. O grupo é composto basicamente por violões e violas, contando com instrumentos complementares, como contrabaixo, percussão e teclado. Com três CDs gravados e 1 DVD, além do reconhecimento como “Utilidade Pública, o grupo se apresenta em diversos tipos de evento, ressaltando a música raiz, sempre aclamada por um público cativo, buscando também remeter aos velhos tempos com as canções que fazem parte da história nacional. Desde 2017 realiza o Encontro de Orquestras de Violas de Santa Bárbara d’Oeste.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS