CIEP “José Renato” é uma das 100 escolas do Brasil a participar do Programa “Escolas 2030”
24/05/2021 18:26 em Educação

O CIEP “Prof. José Renato Pedroso”, do Parque do Lago, foi uma das instituições de ensino selecionadas para compor o “Escolas 2030” (Vinte Trinta), um programa global de pesquisa-ação com duração de 10 anos (2020 a 2030) que busca desenvolver e disseminar boas práticas para a educação de qualidade de crianças e jovens. A unidade escolar fará parte do Coletivo Pesquisador, sendo uma das 100 organizações educativas protagonistas da pesquisa-ação no País.

O CIEP “Prof. José Renato Pedroso” foi selecionado após participação em 2020 na formação “Escolas2030: Caminhos para a educação integral e transformadora” e por responder aos critérios de elegibilidade aplicados.

“A Rede Municipal de Ensino sente-se honrada em participar desta pesquisa- ação junto às demais escolas no país. Acreditamos que podemos contribuir com a pesquisa, pois trabalhamos por escolas cada vez mais equânimes e justas. Temos, de acordo com as diretrizes do prefeito Rafael Piovezan, a construção de um projeto político pedagógico com base nas metas e o fortalecimento das ações inclusivas para garantir a aprendizagem”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

O objetivo do “Escolas 2030” é entender como as organizações promovem a colaboração, criatividade, empatia, autonomia, raciocínio lógico, respeito pela diversidade, protagonismo e outras dimensões de aprendizagem, seja conhecimento, habilidade, conduta ou valores e utilizar os resultados para promover a melhoria da educação integral.

A meta da iniciativa é assegurar a ODS 4 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) que prevê educação inclusiva e equitativa e de qualidade, com promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A ODS 4 é uma das metas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a serem atingidas até 2030.

Além do Brasil, o programa será desenvolvido em Portugal, Quênia, Tanzânia, Uganda, Afeganistão, Quirguistão, Índia, Paquistão e Tajiquistão, envolvendo 1.000 organizações educativas.  

A pesquisa-ação será realizada em ciclos anuais considerando três cortes etários (5-10, 10-15 e 15-25) entre 2021 e 2030. O ciclo anual compreende a realização da pesquisa-ação para elaborar e/ou aprimorar soluções de aprendizagem, o uso de ferramentas existentes e/ou a serem construídas para avaliar a implementação dessas soluções e a disseminação de conhecimentos por meio de encontros nacionais e internacionais. Estima-se que os resultados, que serão divulgadas em fóruns nacionais e globais, possam atingir indiretamente 10 milhões de estudantes e 2 milhões de educadores ao redor do mundo.

O programa no país é financiado pela Fundação Itaú Social e a implementação conta com a parceria da Ashoka e a USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo). As três instituições compõem a Equipe Coordenadora no país. No Brasil há também um Comitê Consultivo composto por representantes de instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, representantes de secretarias municipais e estaduais de educação, pesquisadores de universidades, órgãos internacionais, representantes de organizações de jovens, entre outros atores fundamentais da área da Educação no Brasil.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS