Nutricionistas recebem formação sobre Projeto Horta e Horto na escola
05/05/2021 17:11 em Educação

As nutricionistas das creches administradas pela ABE - Casa da Criança, vinculadas à Rede Municipal de Ensino, participaram nesta terça-feira (4) de formação no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) “Fioravante Luiz Angolini”, no Caiubi, sobre o Projeto Horta e Horto de Plantas Medicinais na escola. Este foi o primeiro de quatro encontros programados durante o ano.

Entre os assuntos foram abordados o Programa Município Verde Azul, a implementação de alimentos produzidos nas unidades escolares nas hortas e hortos como complemento da alimentação escolar, atividade culinária e visita monitorada no espaço.

O município é destaque na implantação de políticas públicas saudáveis, por meio da parceria entre a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo) e as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Saúde, DAE (Departamento de Água e Esgoto), tornando possível a expansão de projetos de hortos medicinais e hortas nas escolas, que abrange cerca de 70% das unidades. Elas são utilizadas como importante ferramenta de aprendizagem que transforma hábitos e gera saúde e sustentabilidade.

Em 2017, o projeto do Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, implementado inicialmente na Emefei “Profª Maria Augusta Bilia”, do Parque Planalto, foi selecionado como o melhor mundo e ganhou US$ 3 mil de prêmio da Fundação Antenna, da Suíça.

Estiveram presentes profissionais das EMEIs “Maria de Lourdes Rodrigues”, do Cruzeiro do Sul, “Mainá”, do Conjunto Roberto Romano, “Eufrásia Garcia de Souza”, do Nova Conquista, “Profª Clotilde Teixeira Cullen”, do Jardim das Laranjeiras, “Profª Rita de Cássia Toledo Mello Salvino Alves”, do Santa Rosa, e “Profª Áurea Nadir Martinelli”, no Mollon, e da Casa da Criança.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS