S.Bárbara tem inclusão qualificada na Rede Municipal de Ensino
21/09/2018 16:11 em 1

O dia 21 de setembro é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, momento de reflexão sobre a inclusão. Em Santa Bárbara d´Oeste, as ações são contínuas e fruto de um trabalho especializado na Rede Municipal de Ensino. São 430 alunos com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, TEA (Transtorno Espectro Autista) e altas habilidades/superdotação matriculados no ensino regular, com 35 professores de Educação Especial e 30 salas de recurso entre Educação Infantil e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O atendimento da Prefeitura é referenciado na Educação Especial do MEC (Ministério da Educação). Além do aluno frequentar o ensino regular ele tem a possibilidade de desenvolver suas habilidades para aprendizagem no contraturno, por meio do AEE (Atendimento Educacional Especializado). As principais habilidades, como planejamento, dedução, raciocínio lógico, entre outras, são estimuladas por meio de intervenções para que o aluno aprenda a construir o conhecimento. 

Caso o professor do ensino regular observe a dificuldade de desempenho ou um déficit do aluno no conteúdo estabelecido para sua série, esse é direcionado ao professor do Atendimento Educacional Especializado para uma avaliação inicial e encaminhamentos necessários. Ressalta-se que todo o trabalho tem uma interface com diversas secretarias da Administração Municipal para auxiliar no atendimento.

“Estamos estruturados para atender pessoas com diversas deficiências. Tratamos este assunto com um carinho muito especial, seguindo o que é determinado pelo prefeito Denis Andia. O acesso ao diagnóstico, a garantia do direito, os serviços de intervenção dos professores especializados, o encaminhamento para avaliação do neuropediatra, todos os nossos processos, estrutura e formações permitem um olhar mais criterioso para os casos observados”, comentou a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

III Encontro “Autismo e Atendimento Educacional Especializado”

Na próxima quarta-feira (26), as boas práticas dos professores de Educação Especial serão apresentadas para os profissionais da Educação. O III Encontro “Autismo e Atendimento Educacional Especializado” contará com a palestra da professora da Unicamp, Fernanda Carolina Pinto da Silva, com o tema “Habilidades Linguísticas e comunicativas de crianças com TEA (Transtorno Espectro Autista): Um enfoque no contexto escolar”. O evento será realizado no Salão Nobre da Secretaria da Educação, às 18h30. No dia 27 (quinta-feira) duas oficinas serão realizadas na EMEFEI “Antonia Fagnoli Furlan”, no 31 de Março, sobre adequação de conteúdo, comunicação e linguagem do autista. O encontro é voltado para professores que tem alunos com TEA em sala de aula.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS