Com frutas, legumes e cardápio de nutricionistas, merenda de S.Bárbara tem alto grau de satisfação
19/09/2018 17:16 em 1

Alimentar-se bem é ideal para manter a saúde. Alimentar-se com consciência, fazendo escolhas funcionais e estimulando boas práticas é espetacular. Nas escolas municipais de Santa Bárbara d’Oeste, as crianças apreciam a merenda sabendo da importância dos nutrientes que estão ingerindo, experimentando novidades em um prato colorido e com orgulho de cuidarem da saúde. Priorizando produtos de qualidade, com dedicação e muito amor, a merenda de Santa Bárbara d´Oeste tem alto grau de satisfação de acordo com pesquisa do Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).

As crianças aprendem a comer o melhor brincando. Parece magia, brincadeira de circo. Luciana Malta Baroni, nutricionista do Setor de Alimentação Escolar, se veste de palhaço, anuncia que é amiga da personagem Lady Bug e conquista as cores nos pratos dos alunos. Nesta segunda-feira (17) foi assim na ADI “Dr. Euvaldo de Queiroz Dias”, no Jardim Esmeralda, com as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Morango, cereja, pimentão, maçã e outros alimentos na cor vermelha são importantes para o coração, os roxos, para a pele, cabelo e unha. Com esses ensinamentos, de maneira lúdica, as crianças fizeram um trato de deixar o prato cada vez mais colorido, experimentar de tudo, nem que for de maneiras diferentes e evitar o desperdício, pegando apenas o que vão consumir.

Por meio deste trabalho, mais de 4 mil crianças já participaram das aulas em sete escolas. Quem vem conferir para ver se estão cumprindo o trato, é a Lady Bug, que percorre as unidades durante a merenda escolar. Ela também apresenta as cozinheiras em sala de aula, que conversam com os alunos, criando empatia e proximidade.

Qualidade

A Prefeitura oferece diversidade de frutas para os alunos - laranja, banana, maçã, mamão, além de abacaxi, melão, maracujá, goiaba e melancia. Os legumes, verduras, iogurte e a banana servidos na merenda são orgânicos e mais de 30% dos sucos, folhas, legumes e frutas são provenientes de cooperativas de agricultura familiar.

“O trabalho realizado pelas cozinheiras e nutricionistas referente a alimentação é brilhante e a cada ano tem melhorado. Garantir a qualidade dos alimentos têm sido prioridade na Administração do prefeito Denis Andia. As profissionais procuram atentar-se às necessidades dos alunos, propiciando que o momento da refeição também seja uma oportunidade para aprender”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

Os alunos consomem mais fibras com a oferta de macarrão, pão e bolacha integrais nas refeições. Somente são compradas carnes certificadas e tudo é analisado pelas nutricionistas antes de chegar ao prato dos alunos – são estas profissionais as responsáveis pela elaboração dos cardápios balanceados e adequados para as idades dos alunos nas 50 escolas municipais. As refeições coloridas e ricas em nutrientes e vitaminas são elaboradas por 220 cozinheiras que colocam como tempero a satisfação em participar do desenvolvimento dos alunos.

Investimento

Em 125 dias letivos já foram investidos cerca de R$ 6 milhões na Merenda Escolar, com aproximadamente 4 milhões de refeições para mais de 15 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, desde a Educação Infantil até a EJA (Educação de Jovens e Adultos). As crianças das creches realizam cinco refeições por dia, da educação integral, três refeições e do período regular uma. A previsão é que o investimento até o fim do ano ultrapasse R$ 8 milhões.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS