Movimento "Julho Verde" terá início na próxima semana em S.Bárbara
28/06/2018 11:12 em Novidades

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promove a partir da próxima semana a 2ª edição do movimento Julho Verde - iniciativa que consiste em uma série de ações para a prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. Durante todo o mês de julho, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), o Centro de Referência em Saúde da Mulher e demais setores da Secretaria de Saúde farão o acolhimento e encaminhamento aos serviços de referência dos pacientes que pertencem a grupos de risco para a doença. 

A campanha, realizada pelo segundo ano consecutivo pela Prefeitura, tem o objetivo de promover atividades de sensibilização e informação no combate ao câncer de cabeça e pescoço, oferecendo à população a oportunidade de diagnóstico precoce, por meio de acolhimento, exame médico, exames complementares e biópsia, quando indicada, com posterior encaminhamento definitivo, além de estimular a interrupção dos hábitos de tabagismo e etilismo.

“As campanhas realizadas no Município durante a gestão do prefeito Denis Andia, com foco na prevenção de possíveis fatores de risco para doenças como o câncer de cabeça e pescoço, são fundamentais porque estimulam cada vez mais a população a adotar o hábito de cuidados regulares com a saúde. Ficamos muito satisfeitos em realizar pelo segundo ano consecutivo esta importante iniciativa, esperando alcançar resultados ainda mais expressivos do que no último ano”, comentou a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha. 

O público-alvo da campanha são pessoas a partir de 20 anos de idade que apresentem os seguintes sintomas: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou mucosa jugal; nódulos no pescoço que não melhoram em 21 dias; rouquidão persistente há mais de 21 dias.

Além do acolhimento e das atividades de conscientização durante o mês, no dia 14 de julho será realizado o D do Julho Verde na Praça Coronel Luiz Alves (Central), com diversas ações e orientações alusivas ao tema. Nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Referência em Saúde da Mulher, além dos encaminhamentos, serão realizadas Salas de Espera Ativa e distribuição de materiais informativos sobre o tema. 

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), que há mais de 50 vem anos buscando o melhor para a prevenção e tratamento da doença, promove durante todo o mês de julho atividades de sensibilização e informação no combate a este tipo de câncer.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS