Praça Central recebe “Circuito Sesc de Artes” no dia 20
09/04/2018 08:59 em Novidades

Cultura de graça à população barbarense. Com apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, o Circuito Sesc de Artes acontecerá no dia 20 de abril, a partir das 16 horas, na Praça Coronel Luiz Alves (Central). As atrações são gratuitas e voltadas ao público em geral. O Circuito visa democratizar o acesso aos bens culturais, promover a circulação de trabalhos artísticos de qualidade nas diferentes linguagens e a formação de plateias.

Santa Bárbara d’Oeste receberá o cantor e compositor carioca Moacyr Luz apresentando a tradicional roda de samba do Rio de Janeiro: Samba do Trabalhador, lançada em 2005 no Clube Renascença. Inspirado por linguagens contemporâneas, a Cia. do Relativo, de São Paulo, apresenta o espetáculo circense Carta Branca: quatro artistas ocupam e transformam o espaço vazio com bancos, bolas e tábuas de madeira, que passam a voar pelos ares e deslizar pelo chão. O mesmo grupo convida o público a participar de jogos cooperativos em sete instalações especialmente desenvolvidas para propiciar uma iniciação a diversas técnicas de malabarismo, em Malabarismo Possível, que terá a mediação dos artistas.

Em artes visuais, o grupo paulistano Quiosco Cultural ministra oficina sobre a técnica da serigrafia com temática especial da pop art, movimento artístico que teve seu auge nos anos 1960 nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os participantes vão conhecer a técnica, experimentar a impressão em papel e tecido e criar peças com inspiração na pop art e também em ícones brasileiros. 

ATRAÇÕES:

Dança | Performances Fabulosas | Carolina Velasquez (SP)
Os Fabulosos são seres criados pela artista plástica e performer Carolina Velasquez que mistura elementos humanos, animais e da fantasia. Junto com Mainá dos Santos e Iara de Souza, o público é convidado a interagir com os Fabulosos, brincar com tecidos e bexigas ao vento e com a própria respiração, em um exercício coletivo de dança, movimento e improvisação. 

Laboratório de Performances Fabulosas | Carolina Velasquez (SP)
Os participantes recebem palavras-chave e iniciam uma sequência de jogos teatrais com o objetivo de sensibilizar-se ao próprio corpo e ao grupo. Vestindo as máscaras e roupas dos Fabulosos (seres criados pela artista que misturam elementos humanos, animais e da fantasia), cada um poderá criar gestos e movimentos baseados em seu dia a dia ou na livre imaginação, em uma grande brincadeira. 

Circo | Carta Branca | Cia. do Relativo (SP)
Inspirados por linguagens contemporâneas, quatro artistas ocupam e transformam o espaço vazio com bancos, bolas e tábuas de madeira, que passam a voar pelos ares e deslizar pelo chão. Danielle Siqueira, Victor Abreu, Otavio Fantinato e Tássio Folli combinam elementos do circo, como malabarismo e acrobacias, com dança e música executada ao vivo. 

Malabarismo Possível | Cia. do Relativo (SP)
Com a mediação dos artistas, o público participa de jogos cooperativos em sete instalações especialmente desenvolvidas para propiciar uma iniciação a diversas técnicas de malabarismo.

Música | Moacyr Luz & Samba do Trabalhador
O Samba do Trabalhador é uma tradicional roda de samba realizada às segundas-feiras na zona norte do Rio de Janeiro e comandada pelo cantor, músico e compositor Moacyr Luz. Com mais de 100 músicas gravadas por artistas como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Maria Bethânia e Beth Carvalho, ele vai comandar uma roda de samba completa no Circuito Sesc de Artes. 

Literatura | Leia - Biblioteca na Praça | Muda Práticas Culturais e Educativas (SP)
O espaço que recebe o Circuito Sesc de Artes também ganha uma biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, além de uma seleção de livros especialmente escolhidos. O público poderá, inclusive, fazer a troca de livros e levar um exemplar para casa, desde que deixe outro nas estantes. 

Escuta Aí & Conta um Cuento? | As Meninas do Conto (SP)
O grupo paulista de contadoras de histórias apresenta duas ações que permitem grande interação com a plateia. Em “Escuta Aí”, elas fazem intervenções com poemas, quadrinhos, canções e adivinhações, enquanto “Conta um Cuento?” tem histórias e músicas tradicionais de países latinos como Venezuela, Costa Rica, República Dominicana e também do Brasil. 

Cinema | Cinema de Imersão – Realidade Virtual 
Em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Com cinco filmes, o público é convidado a experimentar essa tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias. Neste formato o espectador é o protagonista da ação, construindo seu ponto de vista sobre o filme.

Artes Visuais | Serigrafia Pop Art | Quiosco Cultural (SP)
Oficina sobre a técnica da serigrafia com temática especial da pop art, movimento artístico que teve seu auge nos anos 1960 nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os participantes vão conhecer a técnica, experimentar a impressão em papel e tecido e criar peças com inspiração na pop art e também em ícones brasileiros.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS