Espetáculo Via Crucis de S.Bárbara realiza pré-estreia nesta terça
27/03/2018 08:45 em Novidades

Um novo tempo se inicia na trajetória do Espetáculo Via Crucis a partir desta terça-feira (27). É quando será realizada a primeira apresentação da peça no pátio revitalizado da Usina Santa Bárbara, um desejo antigo dos organizadores da produção. Nesta data acontece a pré-estreia, dedicada aos convidados e familiares do elenco. Já de quarta (28) a domingo (1º), a encenação é voltada ao público em geral, começando sempre a partir das 19h45, com entrada franca.

Para recepcionar a plateia, uma cidade cenográfica completamente inovadora e a maior arquibancada da história da encenação foram montadas, tudo para conferir conforto e transportar o espectador para os tempos em que Jesus esteve na Terra. “A Usina Santa Bárbara é o berço do desenvolvimento industrial da cidade e agora é também o berço do desenvolvimento cultural do município. Receber o Via Crucis aqui é um sonho muito antigo e reforça ainda mais a importância da Usina na cultura e no turismo barbarense. Estamos preparando uma linda estrutura para oferecer a melhor experiência possível ao público”, adiantou o secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, Evandro Felix.

Outra novidade desta edição é que a plateia será convidada a fazer registros fotográficos das apresentações e a publicá-las em suas redes sociais com a viacrucis21anos. As melhores fotos serão divulgadas na próxima edição da exposição itinerante “A Paixão em Cenas”. É importante que os perfis estejam em modo público para que as imagens possam ser conferidas. “O intuito é fazer com que a plateia participe não apenas assistindo, mas fazendo registros. Hoje em dia o celular está presente na vida das pessoas e queremos aproveitar esses registros para valorizar nosso público”, apontou o secretário.

Os espectadores também poderão conferir esta edição da exposição itinerante “A Paixão em Cenas” que, após circular pelo Tivoli Shopping, Centro Cultural e Biblioteca Prof. Léo Sallum e Câmara Municipal, chega ao pátio da Usina Santa Bárbara e fica acessível até o final das apresentações.

Coreografia recepciona público

O início da peça é um espetáculo à parte. Com uma coreografia que representa o caos provocado pelas guerras, o elenco apresenta um número eletrizante, que promete empolgar a todos. A recomendação à plateia é chegar um pouco mais cedo, antes das 19h45, para poder conferir essa abertura.

“A coreografia foi pensada visando mostrar os personagens como se fizessem parte de um exército. São soldados da vida no meio de uma guerra. É como se nós servíssemos à guerra, a este mundo que nos aliena. Em contraponto, teremos a coreografia do final, que vem com a postura delibertação, com movimentos mais abertos e fluidos, mostrando que podemos nos libertar desta alienação, desta força que nos prende e nos faz caminhar de um lado só”, detalhou Otávio Delaneza, diretor artístico da encenação. 

Ao todo, 146 atores estarão em cena, revezando-se entre diferentes passagens, como a despedida de Jesus e a Maria, o apedrejamento de Maria Madalena, a cura do servo do Centurião e a Via Sacra. Para Lays Ramires, coordenadora geral do projeto, a plateia terá uma visão privilegiada do espetáculo.

“As expectativas são imensas, é impossível estar no meio desta produção e não sentir uma energia potente que emana desde os ensaios. Trazer o espetáculo para a Usina foi um grande passo, digno dos 21 anos do projeto, porque aqui conseguiremos atender ao público de maneira melhor e mais adequada. Acreditamos que todos terão uma visão perfeita de todas as passagens do espetáculo. Esperamos que a plateia esteja aqui para ser presenteada com tudo aquilo que criamos”, destacou Lays.

Pela terceira edição consecutiva, a encenação abre espaço também para a solidariedade e convida os espectadores a doarem um litro de leite para o Fundo Social de Solidariedade. A doação é voluntária e o material arrecadado será entregue posteriormente em uma ação envolvendo parte do elenco do espetáculo. Os interessados em contribuir devem fazer as suas doações na entrada da Usina.

Linhas de ônibus especiais

Para facilitar o acesso aos espectadores, haverá três linhas especiais de ônibus para o Novo Pátio da Usina Santa Bárbara durante os dias de apresentação. A saída do primeiro ponto dessas linhas especiais está prevista às 18 horas. O retorno ao término das apresentações será 23h15 saindo da Usina. O valor da passagem é R$ 3,80.

A linha 500 abrangerá as regiões do Jardim Santa Rita, Vista Alegre, Parque Olaria, Conjunto Roberto Romano e Centro. Enquanto a 501 passará na Divisa de Americana, Jardim Europa, Planalto do Sol e 31 de Março, entre outras. Já a EX1 - 112 percorrerá o Jardim São Camilo, Jardim Dona Regina, Cidade Nova, Planalto do Sol I e II, Conjunto dos Trabalhadores, 31 de Março e Centro.

Evento

O Espetáculo Via Crucis é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste e Via Cultura, com patrocínio master dos Supermercados Pague Menos, copatrocínio Broto Legal e Cimentolit, apoio Cofaco, Cristiantex, Malhas Teda, Unimed, Usicomp e Lojas Kacyumara, apoio institucional EPTV e Grupo Liberal de Comunicação e produção cultural 3marias.

Site: www.espetaculoviacrucis.com.br

Redes sociais:
Facebook (facebook.com/espetaculoviacrucis) 
Instagram (instagram.com/espetaculoviacrucis)
Youtube (www.youtube.com/espetaculoviacrucis)

Contato: 
imprensa@viacrucis.com.br

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS