Programa “Mulheres de Peito” tem início em S. Bárbara
13/03/2018 16:42 em Novidades

Teve início nesta terça-feira (13) em Santa Bárbara d’Oeste o Programa “Mulheres de Peito” (Carreta de Mamografia), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura. Os atendimentos gratuitos seguem até o dia 28 e são abertos também para mulheres de outras cidades da região. A iniciativa tem apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d’Oeste e Associação Casa de Maria e é disponibilizada por intermédio do Deputado Estadual, Chico Sardelli. 

Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira na Casa de Maria (Rua Mococa, 510, Jardim Laranjeiras), das 9 às 17 horas, para atendimento no mesmo dia e com distribuição de 50 senhas diárias. No sábado, o atendimento será das 9 às 12 horas, para atendimento também no mesmo dia com distribuição de 25 senhas. Além dos serviços realizados na carreta, a Secretaria de Saúde promove diversas orientações no local, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde), CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas) e Centro de Referência em Saúde da Mulher.

Vale ressaltar que em Santa Bárbara d’Oeste não existe fila de espera para o exame de mamografia e que as mulheres barbarenses também podem continuar agendando o exame nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Referência em Saúde da Mulher, mediante solicitação da enfermeira ou consulta médica. “É com grande orgulho e satisfação que recebemos o Programa Mulheres de Peito em Santa Bárbara d’Oeste. Durante esse mês iremos acolher com muito carinho mulheres de diversas cidades da nossa região, para a realização deste importante exame. Além disso, nossas equipes que trabalham com prevenção também estarão presentes, informando sobre os serviços e grupos de promoção em saúde que temos disponíveis na rede municipal”, destacou a secretária de saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

O Programa “Mulheres de Peito” tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, por meio da agilidade de agendamento e garantia do tratamento após a confirmação do diagnóstico. Serão atendidas mulheres acima de 50 anos, mediante apresentação de RG e cartão SUS. Já as mulheres de 35 a 49 anos deverão estar munidas de pedido médico, cartão SUS e RG. Caso as mulheres tenham exames de mama realizados nos últimos três anos, podem apresentar para uma melhor avaliação.

Ações - Durante todo o mês de março, as mulheres barbarenses têm à disposição diversos serviços gratuitos relacionados à Saúde da Mulher. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Centro de Referência em Saúde da Mulher (Rua XV de Novembro, 1.157 - Centro) realizam solicitações de mamografia e coleta de papanicolaou, além de decoração especial, entrega de materiais informativos e Salas de Espera Ativa e palestras alusivas ao tema. Para ter acesso aos serviços, basta comparecer à unidade mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS