Centro de Arteterapia "Antonio di Jesus Barban" completa sete anos
01/12/2022 17:16 em Educação

Os alunos do Centro Educacional de Atenção à Educação Especial e Arteterapia “Antonio di Jesus Barban” realizaram uma exposição na Secretaria de Educação durante outubro e novembro, com o tema “Sentimento Bom”. O objetivo foi revelar, por meio da arte, os melhores sentimentos dos 58 estudantes atendidos pela unidade, que completou sete anos neste mês auxiliando no desenvolvimento integral dos alunos em espaço próprio. Os alunos puderam conferir a exposição neste mês.
 
Foram balões, árvores, pessoas da família, cores, traços de diferentes espessuras e toda manifestação artística dos alunos de 6 a 12 anos de idade da Rede Municipal de Ensino. Por meio da arte os profissionais conseguem identificar anseios, frustrações, expectativas, sonhos e os alunos, ao se expressarem e se motivarem, em um movimento importante de resgate de autoestima.
 
As práticas do Centro de Arteterapia estimulam a livre expressão por meio da arte, desenvolvendo o autocontrole, autonomia, autoestima e concentração, proporcionando avanço nas relações sociais e escolares. Os atendimentos são em grupo e/ou individuais,  semanais, com duração de uma hora.
 
Neste ano, o atendimento no Centro de Arteterapia contou com a assessoria do professor Celso Falaschi, do Núcleo de Arte e Educação (NAPE), instituição na qual as professoras Karla Regina Geraldo Martins e  Josilaine Cristina Pereira de Lima, concluíram a pós-graduação. O trabalho desenvolvido e a experiência prática em Santa Bárbara d´Oeste é objeto de um estudo científico que resultará na criação de um protocolo de atendimento em Arteterapia para crianças em diferentes contextos sociais.
 
“A ideia da exposição foi trabalhar com a autoestima dessas crianças. Acompanhei por meio de supervisão o trabalho com estas crianças durante o semestre e agora tive a oportunidade de conhecer o que produziram e também visitar o ‘Barban’. Santa Bárbara é a única cidade que conheço que tem atendimento público de arteterapia para a Rede Municipal de Ensino em um espaço tão bem estruturado. É uma situação inovadora que coloca o sistema educacional da cidade em um patamar extremamente elevado”, disse o professor Celso Falaschi.
 
A professora e arteterapeuta do Centro de Arteterapia, Josilaine Lima relata que todos os trabalhos dos alunos são avaliados. “Desde o diagnóstico inicial nós avaliamos todos os trabalhos, a simbologia do que produzem, que revela algum conteúdo interno. Ao exteriorizar, a criança coloca para fora o que a incomodava e deixa de pertencer a ela.. E nós fazemos nossa transcrição. Verificamos avanços, que os problemas passam a serem resolvidos sem agressividade, e a autoestima vai sendo resgatada. É muito gratificante”. “É um trabalho com recursos simples, uma folha de papel, um lápis, massinha, que a gente consegue trabalhar e mudar a vida dessas crianças”, concluiu a professora e arterapeuta Karla Regina Geraldo Martins.
 
O Centro Educacional, localizado no Conjunto dos Trabalhadores, tem como patrono o aluno Antonio di Jesus Barban, ex-aluno da Rede Municipal de Ensino. Antonio é filho de Jocimar Barban e Solange Aparecida Vieira.

COMENTÁRIOS