Novembro Azul tem início em Santa Bárbara
03/11/2022 17:18 em Saúde

Agora é a vez dos homens. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou nesta semana mais uma edição do Movimento “Novembro Azul”. Como já é tradicional no Município, as atividades serão promovidas durante todo o mês e dedicadas às questões relacionadas à saúde dos homens, com destaque para a intensificação sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

No período as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contarão com decoração especial, além de ações alusivas ao movimento, como Salas de Espera Ativa e encaminhamentos para a realização do exame de PSA, que é determinante para a conduta do médico urologista diante da suspeita de câncer de próstata. Os demais setores da Saúde também estarão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.

Além do câncer de próstata, outros temas serão abordados durante as ações, como fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, orientações para hábitos saudáveis, alimentação e atividade física. Para ter acesso aos serviços ofertados no Município, basta comparecer à UBS mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), ao final de 2022 terão sido diagnosticados 65 mil novos de câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é segundo tipo mais frequente em homens, após os tumores de pele.

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Quando descoberto precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura.

 

COMENTÁRIOS