Educação promove o “I Encontro Sagrado Feminino”
31/10/2022 17:24 em Educação

Conversa, dança, música, interação e muito acolhimento. A Secretaria de Educação promoveu no dia 26 de outubro o “I Encontro Sagrado Feminino”, no Salão Nobre. O evento, organizado em comemoração ao Dia do Professor (15) e Dia do Funcionário Público (28), reuniu apresentações de funcionários que participaram do projeto “Cuidando de quem Ensina”, voltado à promoção de saúde emocional. A iniciativa foi aberta à população e contou com a participação de familiares e colaboradores.

O “I Encontro Sagrado Feminino” foi aberto pela secretária de Educação, Tânia Mara da Silva. “O dia de hoje representa os frutos do olhar cuidadoso que tivemos, a pedido do prefeito Rafael Piovezan, com os nossos educadores. Acolher os responsáveis pela educação de nossas crianças em tempos desafiadores foi primordial para esta retomada nas escolas e tivemos uma participação ativa e muito importante para o desenvolvimento de todos”, disse a secretária.

O evento teve a palestra da psicóloga Priscila Martins, que coordena o “Cuidando de Quem Ensina”, com o tema “O Sagrado Feminino e a Dançaterapia” enquanto instrumento educacional no processo de autocuidados emocionais. Os pilares da inclusão, da questão de sermos todos iguais, sem julgamentos, o espírito de comunidade e o trabalho de artesão - onde as roupas utilizadas na dança, por exemplo, foram confeccionadas pelas próprias participantes, traduzem algumas das oficinas realizadas durante o projeto.

Na sequência houve apresentação das danças da modalidade tribal fusion, uma com interpretação de uma ópera e outra ancestral. O Grupo “Tocarolando”, formado por profissionais da rede municipal, sob a regência de Angela Valeria Sartori Gomes subiu ao palco. E o encontro foi encerrado com a apresentação envolvente da dança do ventre.

O projeto

A iniciativa do “Cuidando de quem Ensina” surgiu para acolhimento, prestação de auxílio psicoemocional e psicoeducativo nos cuidados com a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos profissionais da Secretaria de Educação que cuidam dos alunos da Rede Municipal de Ensino em um momento de retorno às aulas presenciais após distanciamento social por conta da pandemia.

O projeto é realizado desde 2021 e inclui diversas atividades como a dança terapêutica oriental, meditação e consciência corporal, meditação infantil, cuidados mais específicos e roda de conversa e acolhimentos individuais.

COMENTÁRIOS