Outubro Rosa: UBS São Francisco terá ações para as mulheres neste sábado
25/10/2022 17:26 em Saúde

Moradoras atendidas na UBS Regional Zona Sul também serão acolhidas

Seguem as ações do movimento Outubro Rosa até esta segunda-feira (31) em Santa Bárbara d’Oeste. Entre as ações realizadas, a UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. José Togeiro de Andrade”, no Jardim São Francisco, abrirá neste sábado (29) para realização de diversos atendimentos voltados às mulheres. A iniciativa ocorrerá das 8h30 às 11h30, acolhendo pacientes da unidade e também da UBS Regional Zona Sul - Santa Rita/Vista Alegre.

No período serão ofertados exames de papanicolaou (coleta de citologia oncótica), avaliação com enfermagem para pedido de mamografia, além de outros atendimentos e orientações alusivas à saúde das mulheres, por meio de rodas de conversa, alongamentos e outras ações.

Durante o Outubro Rosa, são intensificadas informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. No decorrer do mês, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Centro de Referência em Saúde da Mulher contam com decoração especial, solicitações de mamografia e coleta de papanicolaou e Salas de Espera Ativa sobre o tema.

Além das ações nestes locais, também são promovidas atividades em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Os demais setores da Saúde também se mobilizam com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.

A exposição fotográfica Mulheres Guerreiras também segue até o dia 31, das 6 às 23 horas, na área de acesso ao cinema do Villa Multimall, com entrada gratuita. A mostra retrata mulheres que lutam ou que já venceram a batalha contra o câncer e que participaram do desfile que abriu oficialmente a programação do Outubro Rosa em Santa Bárbara no começo do mês.

Exames

Em Santa Bárbara d’Oeste não há fila para exames de mamografia e para coleta de papanicolaou. De janeiro a setembro foram realizadas 3.481 mamografias e 4.742 coletas de papanicolaou. Durante todo o ano os exames podem ser solicitados pelo médico ginecologista no momento da consulta ou pela enfermeira (sem necessidade de consulta médica) nos horários de acolhimento.

Após a solicitação, os agendamentos são feitos pela recepcionista da unidade de saúde. Os casos positivos são encaminhados para investigação mais aprofundada no Centro de Referência em Saúde da Mulher e tratamento em referências SUS do Estado.

Para ter acesso aos serviços, basta comparecer à unidade mais próxima da residência ou ao Centro de Referência em Saúde da Mulher (Rua Inácio Antônio, 453, Centro) e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

COMENTÁRIOS