Sessão gratuita do CineSolarzinho é transferida para CEU das Artes
06/09/2022 17:28 em Cultura

Devido à previsão de chuvas, a sessão gratuita desta quarta-feira (7) do projeto CineSolarzinho foi transferida para o CEU das Artes “Ariovaldo Inácio – Vardão”, situado à Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, no Planalto do Sol II. A partir das 18 horas, haverá exibição de curtas-metragens brasileiros e o filme “Turma da Mônica – Laços”, além de um curta especial produzido por alunos durante uma oficina com temática socioambiental. Antes a ação seria realizada no Parque dos Jacarandás.

Com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL, na sessão, que tem entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público poderá conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.

O CineSolar - que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil - é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada van também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

O projeto viaja por várias regiões do País para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

A 2ª Edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo.

Programação:

Santa Bárbara d’Oeste | Sessão Cinema

Nesta quarta-feira (7 de setembro)

18h - Sessão de curtas-metragens

19h - ‘Turma da Mônica – Laços’

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: CEU das Artes “Ariovaldo Inácio – Vardão” - Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II

Entrada gratuita

Sinopses dos filmes:

- ‘Nimbus, O Caçador de Nuvens’ - Diretor: Marco Nick - Duração: 15 minutos - Animação/2016 - Minas Gerais – Livre

Durante uma tempestade, Nimbus se aventura pela floresta para capturar nuvens imensas e furiosas.

- ‘Aurora, a rua que queria ser rio’ - Diretora: Radhi Meron - São Paulo - Duração: 10 minutos - Animação/2021 – Livre

Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva solitário, ela relembra sua trajetória e sonha com o futuro e se pergunta: “é possível uma rua morrer?”.

- ‘Clandestino’ - Diretor: Baruch Blumberg - Sergipe - Duração: 24 minutos - Ficção/2017 – Livre

Tereza é uma garota comum, com uma imaginação nada comum. No caminho para encontrar sua mãe e entregar uma encomenda muito preciosa, sua imaginação corre livre pelas paisagens do interior, enquanto ela vai viver aventuras ao lado de sua avó.

- ‘Guri’ - Diretor: Adriano Monteiro - Espírito Santo - Duração: 12 minutos - Ficção/2019 – Livre

Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de Bolinha de Gude do seu bairro.

- ‘As aventuras de Pety’ - Diretora: Anahi Borges - São Paulo - Duração: 14 minutos - Animação/2019 – Livre

O filme tem início quando, no céu de Tutameia, surge um lindo e majestoso arco-íris. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que se imagina.

- ‘Turma da Mônica: Laços’ - Diretor: Daniel Rezende – Brasil/2019, 97 minutos - Aventura, comédia e família

Cebolinha está agoniado, pois o seu cachorro, Floquinho, simplesmente sumiu. Agora, ele e seus amigos Mônica, Magali e Cascão bolam um plano para resgatar o bichinho. Mas a turma encontra um grupo rival, transformando a noite numa busca cheia de perigos.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS