Ações voltadas ao cuidado com as gestantes seguem em Santa Bárbara
22/07/2022 13:06 em Saúde

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com ações voltadas ao cuidado integral com as gestantes, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município. Ao longo do mês as unidades promovem diversas atividades, por meios dos “Grupos de Gestantes”. Nesta quinta-feira (21) a iniciativa foi realizada nas UBSs do Jardim Europa 4 e do Dona Regina.

Durante as atividades do grupo, as gestantes são orientadas por profissionais de saúde sobre temas diversos relacionados à gestação. As ações coletivas durante o pré-natal são fundamentais para abordar temas como modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação, cuidados higiênicos, cuidados com as mamas, aleitamento materno, planejamento familiar, entre outros aspectos que visam deixar a gestante mais segura durante a gestação e no período pós-parto.

Visita à Maternidade

A Prefeitura também segue com as visitas de gestantes à maternidade do Hospital Santa Bárbara. Essa iniciativa ocorre quinzenalmente e tem o objetivo de preparar as futuras mães para o parto, de forma acolhedora e humanizada. As futuras mães interessadas em participar devem procurar a UBS mais próxima da residência e preencher uma ficha cadastral. Após o agendamento das visitas, a equipe do NES (Núcleo de educação em Saúde) entra em contato com as gestantes confirmando a participação.

Durante as visitas, as gestantes são acompanhadas por uma equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde. Após a atividade, também é aplicado um questionário objetivo, visando verificar a efetividade da ação e a impressão das gestantes.

Foto: Arquivo

 

Responsável: (Imprensa)

 

COMENTÁRIOS