Prefeito Rafael Piovezan participa da formatura de novos guardas municipais
01/06/2022 17:21 em Novidades

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, participou no último sábado (28) da cerimônia de formatura de novos guardas municipais. A solenidade realizada na sede da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil) reuniu 36 novos guardas, sendo 23 do Município de Santa Bárbara d´Oeste, quatro do Município de Borborema, oito do Município de Cesário Lange e uma guarda do Município de Tapiratiba.

No curso, os formandos da turma “Edson Mendes Duarte” receberam na Academia da Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste orientações e treinamentos para o patrulhamento nas ruas, com conteúdos como legislação penal, de direitos humanos, ambiental e de trânsito, direção defensiva, armamento e tiro e defesa pessoal, entre outros, com o objetivo de assegurar a segurança aos munícipes e a ordem pública.

“A chegada dos novos guardas municipais traz um novo momento para Santa Bárbara d´Oeste. Com a ampliação do efetivo, trabalhamos de forma ainda mais ostensiva, cuidando de todas as questões que envolvem segurança pública. Eu desejo que Deus abençoe muito a vida de todos os novos guardas e de toda corporação. Estamos fazendo a nossa parte, investindo e proporcionando mais condições para os guardas trabalharem. São novos armamentos, equipamentos e viaturas que permitem que os guardas façam seu trabalho de forma mais segura. Fico muito feliz em dizer que Santa Bárbara é a cidade mais segura do Estado de São Paulo no rol das cidades com mais de 100 mil habitantes. Nossa missão é melhorar ainda mais esses índices”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.

“É um orgulho participar desta formatura que entrega para a sociedade guardas preparados para o exercício da função, que vão melhorar as condições de vida das pessoas com dignidade e respeito. Foram ministradas 810 horas/aula sobre 20 temáticas diferentes, além de 11 palestras realizadas pelas autoridades da cidade e da região. Nossos agradecimentos a todos os envolvidos na Academia da Guarda Civil, especialmente ao prefeito Rafael Piovezan, que não mede esforços e investe na corporação equipando e qualificando. Estaremos sempre abertos para todos os novos guardas que se formam hoje, com novos cursos e para reciclagem. Que Deus proteja a todos nós”, acrescentou o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi.

Além da entrega dos certificados aos novos guardas, o evento contou também com entrega de láureas de mérito pessoal a guardas que participaram de ocorrências de destaque em 2021 e 2022 e da homenagem “Amigos da Guarda”, instituída pela Instrução Normativa nº 04/21, reconhecendo a grandeza dos atos das pessoas detentoras de espírito público.

Participaram também do evento o prefeito de Borborema, Vladimir Adabo, a vice-prefeita de Borborema, Sheila Oliveira, o vice-prefeito de Tapiratiba, Alessandro Rangel, o secretário de Segurança Pública de Cesário Lange, Adílson Trentin, os vereadores Carlos Fontes, Eliel Miranda, Kátia Ferrari, Osvaldo Bachin Jr, Valmir de Alcântara – Careca do Esporte, secretários municipais, autoridades regionais, o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste entre os anos de 2013-2016 e 2017-2020, Denis Andia, além de representeantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entidades, entre outros.

Santa Bárbara d’Oeste, a cidade mais segura do Estado de São Paulo

Durante a administração do prefeito Rafael Piovezan foram investidos mais de R$ 2,7 milhões na aquisição de novas viaturas, armamentos e equipamentos para a Guarda Civil Municipal e também na convocação dos guardas municipais aprovados em concurso público.

Entre as aquisições recentes e que estão com processo em andamento estão 8 novas viaturas Zero KM, 3 novas motocicletas Zero Km, 360 uniformes completos (calças, camisas, camisetas, bonés, jaquetas e tarjetas de identificação), 60 granadas, 23 pistolas (.40), 3 fuzis (556), 6 carabinas (CTT 4.0), munições de vários calibres, kit traje antitumulto e escudo, além da ampliação do sistema de videomonitoramento, com 226 câmeras instaladas pelo Município.

A Guarda Civil Municipal atua de forma integrada às demais forças de segurança da cidade, o que tem contribuído para os bons resultados. Santa Bárbara d’Oeste é a cidade mais segura do Estado de São Paulo, conforme o Instituto Sou da Paz. No ranking que avalia 141 cidades com mais de 50 mil habitantes, Santa Bárbara d’Oeste aparece na 1ª posição. O ranking é produzido a partir de dados públicos oficiais de Segurança Pública (SSP) no Estado de São Paulo, com o IECV (Índice de Exposição aos Crimes Violentos 2020), calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo/outros, roubo de veículo e roubo de carga).

O Município de Santa Bárbara d’Oeste apresentou em 2021 o menor número de roubos nos últimos 20 anos. Os dados são oficiais e constam nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública. No ano passado foram registradas 239 ocorrências do tipo, menor número desde o ano de 2001, quando foram registradas 731 ocorrências.

 

Responsável: (Imprensa)

 

COMENTÁRIOS