Programa “Saúde sem Tabaco” de Santa Bárbara inicia reuniões terapêuticas
31/05/2022 17:26 em Saúde

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com as ações do Programa “Saúde sem Tabaco”. Na segunda-feira (30) foi promovida a primeira reunião terapêutica do grupo. O encontro foi realizado no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), dando sequência às atividades do Programa. A iniciativa tem o objetivo de ajudar as pessoas a deixarem de fumar, com encontros semanais durante aproximadamente três meses.

O atual grupo marca a retomada do Programa no Município, após o período mais crítico da pandemia da Covid-19. Antes das reuniões terapêuticas, os participantes passaram por acolhimento com preenchimento das fichas e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina, reuniões motivacionais, consultas médicas e avaliação bucal. O grupo tem previsão de finalização em julho, após a realização das reuniões de manutenção e de avaliação final.

Sob a coordenação do NES (Núcleo de Educação em Saúde), o programa conta com uma equipe multidisciplinar, que oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social para os participantes. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo.

Historicamente cerca de 40 a 50% do total de participantes deixam de fumar ao término da participação no grupo antitabagismo. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS