Prefeitura de Santa Bárbara segue com ações no combate à dengue
18/05/2022 17:03 em Saúde

A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste segue com ações intensificadas em vários bairros no combate ao mosquito Aedes aegypti. O trabalho ininterrupto é realizado em várias regiões da cidade, com o objetivo de eliminar os focos do mosquito e consequentemente diminuir os riscos de transmissão da dengue e de outras arboviroses, em visitas casa a casa para vistoria dos imóveis e orientação aos moradores, nebulização costal e nebulização com equipamento veicular.

Nas últimas semanas as visitas casa-a-casa para vistoria e controle de criadouros foram realizadas nos bairros San Marino, Terrazul, Planalto do Sol II, São Joaquim, Ângelo Giubbina, Jardim das Laranjeiras, Vila Rica, São Camilo, Dona Regina, Frezarin, Jardim das Orquídeas e Jardim Barão.

Equipes de nebulização seguem trabalhando em quadras dos bairros Parque do Lago, Sartori, Jardim Belo Horizonte, Jardim Dulce, Vista Alegre e Residencial Furlan.

Já a nebulização veicular foi executada em quadras do bairro Jardim Europa, Ferrarezi, Jardim das Palmeiras e Cândido Bertini. Durante esse mês a ação foi realizada na região do Mollon, Vila Pântano, Jardim Gerivá, São Francisco 2, Santa Rita, Jardim Esmeralda, Planalto do Sol, Cidade Nova, Jardim Europa, Cidade Nova, Parque Planalto e Frezarin.

Outras ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são realizadas durante todo o ano no Município. Além dos serviços descritos, também são promovidas: visitas aos Pontos Estratégicos (locais com alta probabilidade de proliferação de mosquitos, como ferros-velhos, borracharias, recicladores, floriculturas, cemitérios, entre outros); monitoramento entomológico com uso de ovitrampas (armadilhas para ovos de mosquito); avaliação de Densidade Larvária, em imóveis sorteados em toda a área urbana do Município; visitas em Imóveis Especiais (locais com grande circulação de pessoas, como escolas, unidades de saúde, supermercados, shoppings, centros comunitários, igrejas, entre outros).

Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas e dores no corpo, o cidadão deve procurar pela unidade de saúde mais próxima de casa e não se automedicar - já que alguns medicamentos podem agravar o quadro.

Para mais informações, o cidadão deve entrar em contato com a Divisão de Controle de Vetores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) pelo telefone 3463.8099 ou pelo e-mail: ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS