Saúde registra mais de 17% de faltas às consultas médicas em 2021
10/03/2022 16:12 em Saúde

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste registrou no último ano 28.159 faltas às consultas médicas na rede pública de Saúde. Os dados foram divulgados após a realização de Audiência Pública no dia 24 de fevereiro, na Câmara Municipal. Das 162.008 consultas médicas agendadas no período em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Centro de Especialidades, 17,38% não foram realizadas em virtude de ausências sem justificativa.

Nas 17 UBSs foram agendadas 102.924 consultas, com clínico geral, generalista, ginecologista e pediatra, com 18.123 faltas (17,6%). O Centro de Especialidades registrou 17% de ausências, sendo que das 59.084 consultas agendadas com médicos especialistas, em 10.036 os pacientes não compareceram e também não justificaram a ausência.

As faltas sem justificativas ou aviso prévio prejudicam outros pacientes que aguardam por agendamento e poderiam ser atendidos, caso as ausências fossem comunicadas com antecedência. Nos últimos anos a Prefeitura tem se empenhado em diminuir o número de faltas, por meio de ações de conscientização junto aos pacientes e implantação do acesso avançado nas unidades.

Além disso, todos os pacientes são orientados a manterem os seus dados cadastrais atualizados junto aos serviços de Saúde, informando quaisquer alterações, principalmente aquelas relacionadas aos contatos telefônicos. É por meio desse canal que os munícipes são informados sobre os agendamentos para as suas consultas, exames e procedimentos.

 

Responsável: (Imprensa)

 

COMENTÁRIOS