Vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos segue em Santa Bárbara
15/02/2022 17:16 em Saúde

Santa Bárbara d’Oeste segue com a vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades e com deficiência permanente. Sem agendamento, a campanha infantil continua em três UBSs (Unidades Básicas de Saúde): Regional Zona Sul (Santa Rita) e Centro de Saúde 2 (Linópolis), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15 horas, e Cidade Nova, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, conforme lista abaixo.

Até o momento foram vacinadas com a primeira dose 5.577 crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades e com deficiência permanente, o que representa 36% de cobertura vacinal deste público. O Município conta com um público estimado de 15.460 crianças nessa faixa etária aptas a receber o imunizante.

A Prefeitura ressalta aos pais e responsáveis a importância da imunização de todas as crianças elegíveis para fornecer proteção individual contra Covid-19, preservar aquelas que ainda não entraram na faixa etária da campanha e diminuir a circulação do SARS-CoV-2 e suas variantes.

Além disso, os pais ou responsáveis devem ficar atentos ao prazo para segunda dose das crianças. Para aquelas vacinadas com Pfizer/Biontech são oito semanas (56 dias). Já com a Coronavac/Butantan são 28 dias. Vale ressaltar que as doses a serem aplicadas em cada público são definidas previamente pela Secretaria de Estado da Saúde.

Documentação

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou dos responsáveis, com documentos que comprovem o parentesco e comprovante de endereço atualizado no nome dos pais ou dos responsáveis.

Das crianças sem comorbidades, é necessário obrigatoriamente apresentar CPF, RG ou Certidão de Nascimento e caderneta de vacinação. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação.

Crianças com comorbidades e deficiência permanente

Além do comprovante de endereço atualizado no nome dos pais ou dos responsáveis, para a vacinação de crianças com comorbidades e deficiência permanente, pais ou dos responsáveis devem apresentar os seguintes documentos da criança: CPF, RG ou Certidão de Nascimento, caderneta de vacinação e carta médica, exames, receitas ou prescrição médica.

As comorbidades definidas para prioridade na vacinação são: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares dispositivos cardíacos implantados, talassemia, Síndrome de Down, diabetes mellitus, pneumopatia crônicas graves, hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Já crianças com Deficiência Permanente poderão comprovar a condição por meio da apresentação de laudo médico que indique a deficiência, ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada, ou documento oficial com indicação da deficiência, ou cartões de gratuidade do transporte público e ou ainda autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento).

Locais e horários:

• UBS da Cidade Nova
Rua do Algodão, 1.441, Cidade Nova - Telefone: 3457.4856 / 3457.8054
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30

• UBS Regional Zona Sul
Rua José Calixto, 100, Santa Rita - Telefone: 3454-5178 / 3463-5468
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15 horas

• Centro de Saúde 2
Avenida Sábato Ronsini, 203, Vila Linópolis - Telefone: 3454.1107
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15 horas

O Plano de Vacinação no Município é desenvolvido com cronograma de prioridades, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde e mediante envio e disponibilidade de doses. Em caso de dúvidas, a pessoa pode entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, pelo telefone 3455.1654.

Santa Bárbara FM 95,9 MHz

A Rádio Santa Bárbara FM 95,9 MHz veicula nesta semana matérias que conscientizam sobre a importância da vacinação infantil contra a Covid-19. O prefeito Rafael Piovezan, pesquisador e pós-doutor, autor de artigos científicos em renomadas revistas científicas do Brasil e do mundo, fala sobre a campanha de imunização realizada no Município. O conteúdo, produzido pela jornalista Luciane Modenese, pode ser conferido durante o Jornal Santa Bárbara Hoje, de segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS