Programação da Consciência Negra movimenta diversos espaços de Santa Bárbara
22/11/2021 17:19 em Cultura

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste promoveu diversas atividades durante o mês, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no sábado (20). Foram formações, oficinas, diálogos, rodas de conversa, exposições, apresentações, além de diversas ações intensificadas nas escolas municipais.

Na EMEI "Profª Nair Valente", do Jardim Cândido Bertini, momentos de interação e convivência dos alunos foram retratados por educadores por meio de fotos, que foram expostas nos corredores da escola. Os pais e comunidade puderam visitar a exposição nos dias 18 e 19. O objetivo foi mostrar a diversidade e o respeito pelas diferenças e as crianças puderam se identificar com suas imagens. As atividades desenvolvidas nas escolas municipais são referenciadas nas Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08 que reforçam o eixo Cultura da Paz e acontecem de maneira permanente.

Neste último fim de semana, a Praça Central recebeu o Momento Cultural “Todo Dia. Toda Hora”, que contou com roda de capoeira, tambor, declamação de poesia, teatro de rua, dança, música e apresentação dos alunos do CIEP "Carmelina Pellegrino Cervone" e do CIEP "Profª Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti".

No YouTube da Secretaria de Cultura e Turismo aconteceu a transmissão ao vivo das melhores declamações e premiação do Recitar - a palavra em Verso Vivo. A Categoria Autor Barbarense foi Consciência Negra e/ou Povos Indígenas, em alusão do Mês da Consciência Negra.

As exposições “Fotografando Carolinas” e “Os Orixás dentro da arte contemporânea” estão abertas até o dia 30 deste mês à população. Com entrada franca, ambas podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no CIEP "Dom Eduardo Koaik" e Centro Cultural e Biblioteca “Profº Léo Sallum”, respectivamente.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS