Prefeito Rafael Piovezan anuncia atividades culturais e turísticas de 2022
19/11/2021 17:25 em Cultura

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, anuncia nesta sexta-feira (19) a agenda 2022 das atividades culturais e turísticas do Município, em coletiva de imprensa no Centro de Memórias “Historiador Antonio Carlos Angolini”.

A retomada das atividades culturais e turísticas de 2022 será possível graças ao avanço da vacinação, melhoria dos índices de propagação da pandemia e permissão do Governo do Estado de São Paulo, seguindo as medidas de segurança, como a observância dos protocolos sanitários e do uso de máscaras de proteção em todos os ambientes.

Realizados em diversos pontos de Santa Bárbara d’Oeste, dentre os principais eventos confirmados estão: S.Bárbara! Rock Fest, Feira das Nações, Espetáculo Via Crucis, Festival Gastronômico, Festa da Linguiça e Virada Cultural de Santa Bárbara, entre outros, além das novidades, como Semana do Artesão, Festival de Música, Festival das Orquídeas, Festival Tradições, Festival Literário, Encontro de Bandas e Festival Palco Aberto.

Além do calendário 2022, demais assuntos relacionados à Cultura e Turismo para o próximo ano são apresentados, bem como a programação do aniversário de 203 anos de Santa Bárbara d’Oeste, celebrado em 4 de dezembro.

“Com muita alegria lançamos o calendário de eventos de 2022. Com responsabilidade e todo o cuidado necessário, nossos grandes eventos estarão de volta e novidades serão apresentadas. Além do calendário, falamos também sobre dois projetos que desejamos colocar em prática. Um que institui uma política pública de formação cultural permanente na cidade e outro que é o plano de ocupação da Usina Santa Bárbara. Ambos são importantíssimos para os artistas e para o futuro da cultura no nosso Município. Para isso, contamos com o apoio do Poder Legislativo. Por fim, para celebrarmos o aniversário de 203 anos de Santa Bárbara d’Oeste e o Natal, iniciaremos no dia 4 de dezembro uma série de atividades para comemorar esse momento especial da nossa cidade. Época de renascimento e esperança! De celebrar a vida! De olharmos para frente desejando um futuro cada vez melhor a todos”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.

“A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo vem se preparando a meses na organização do calendário de eventos e criação de importantes iniciativas focadas no desenvolvimento do turismo e fomento da cultura no município. O período sabático impelido pela pandemia oportunizou a reestruturação institucional da pasta e desenvolvimento de novos projetos. Sonhamos com a retomada das atividades culturais e turísticas e estamos felizes com a porta que vem se abrindo no ano de 2022”, complementou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Felipe Sanches, os secretários Patrícia Regina Marques De Martino (Governo), Miguel Brito (adjunto de Governo), César Henrique Bruhn Pierre (Administração), Márcia Regina Petrini Della Piazza (Negócios Jurídicos e de Relações Institucionais), Hamilton Cavichiolli (Obras e Serviços), Paula Fernanda Marchesin de Mori (Fazenda) e Cleber Canteiro (Meio Ambiente), o presidente da Câmara Municipal, vereador Joel Cardoso - Joel do Gás, os vereadores Esther Moraes, Kátia Ferrari, Carlão Motorista, Careca do Esporte, Eliel Miranda, Felipe Corá e Bachin Júnior, além de membros do Comtur.

• Programa de Formação e de Oficinas Culturais de Santa Bárbara d’Oeste: Escola de Artes – Caminhos da Cultura

Também em 2022 a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste lançará o Programa de Formação e de Oficinas Culturais de Santa Bárbara d’Oeste: Escola de Artes – Caminhos da Cultura. Prezando pela transversalidade das políticas públicas culturais, o programa a ser instituído é algo histórico para a Cultura barbarense.

O programa exerce papel integrador da arte na sociedade, oferecendo continuidade e regularidade das políticas públicas culturais, bem como garantirá o direito de acesso da população aos equipamentos públicos no que diz respeito à sua apreciação, fruição, criação e consumo de produtos e bens culturais e artísticos.

O “Caminhos da Cultura” tem por objetivo principal o ensino de conhecimento de arte, das seguintes modalidades: cênicas; circenses; digitais; populares, tradicionais e urbanas; visuais; artesanato; cultura afro brasileira; dança; economia criativa; elaboração de projetos culturais; gestão cultural; literatura, linguagem e narrativa oral; música; patrimônio material e imaterial.

As atividades serão realizadas nos equipamentos da Secretaria de Cultura e Turismo, nas unidades escolares públicas, bem como em outros equipamentos municipais de administração de outras secretarias municipais. Serão ofertados cursos de longa, média e curta duração, oficinas e workshops. O programa contribuirá de forma inovadora e significativa para o aperfeiçoamento cultural e profissional da comunidade barbarense. Um conceito que busca a permanência e continuidade dos trabalhos desenvolvidos.

• Plano de ocupação da Usina Santa Bárbara

A Prefeitura também lançará em 2022 o Plano de ocupação da Usina Santa Bárbara, com o objetivo de buscar investimentos e alternativas para a restauração deste complexo industrial, proporcionando novos usos.

O pátio da Usina Santa Bárbara é palco de importantes festivais, festas tradicionais e eventos turísticos, tornando-a conhecida e admirada. S.Bárbara! Rock Fest, Feira das Nações, Encontro de Veículos Antigos, Encontro de Orquestras de Violas, Rock na Causa, Feijoada Dona Beleza e Festival Energia da Raízen são exemplos de grandes eventos que já reuniram milhares de pessoas no local.

Diversas atividades podem ser realizadas nesses espaços, onde a criatividade é a principal máquina. Com a proposta, visa-se resgatar a memória, o conhecimento, sua identidade e o valor que isso tem para as gerações futuras. Proteger essas raízes e a conexão com o passado significa respeito pelas tradições culturais e históricas dos cidadãos barbarenses; é necessário proteger esse patrimônio tão importante, garantir seu melhor estado de conservação e ressignificar sua utilização.

O projeto pleiteia a requalificação arquitetônica e estrutural do espaço para tornar acessível os galpões da Usina Santa Bárbara e assim expandir a área de uso, transformando-a em uma importante fonte de turismo, tanto para o setor de negócios como para o de eventos.

Teatro, centro de convenções e até mesmo uma escola são opções de equipamentos que podem ser adaptados nos barracões por meio da modalidade de outorga de concessão onerosa de direito real de uso de área comercial, mediante melhor oferta, regida pela Lei Federal nº 8.666/93, com regulamentação por Lei Municipal.

• Visite SBO

Para tornar público, dar publicidade e reunir as informações turísticas do Município de Santa Bárbara d’Oeste num único espaço, a Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), lança o programa Visite SBO.

Site, Facebook e Instagram compõem a estratégia de divulgação dos atrativos turísticos de Santa Bárbara d’Oeste.

www.visitesbo.com
www.facebook.com/visitesbo
www.instagram.com/visitesbo

A diversidade de pontos turísticos impulsionaram a criação da ferramenta on-line. A divulgação é parte indispensável na estrutura de fortalecimento da cidade. Disponibilizar locais de busca, institucionalizar roteiros, distribuir guias turísticos e divulgar eventos garantirá uma boa e rápida experiência, oportunizando que o visitante volte e compartilhe boas referências com amigos e familiares.

• Programação do aniversário de 203 anos de Santa Bárbara d’Oeste, celebrado em 4 de dezembro

Ainda em 2021, a Prefeitura lança ações para celebrar o Natal e atrair visitantes. A “Casa do Papai Noel” e o acendimento diário das luzes são novidades na programação do “Natal das Árvores”.

Instalada no CAT (Centro de Atendimento ao Turista), atual sede do Centro de Memórias e Casa do Artesão, localizado na Rua João Lino, 362 - Centro, a “Casa do Papai Noel” será inaugurada no dia 5 de dezembro, às 19 horas, com o show “Encanto e Magia”. A performance também será reapresentada nos dias 12 e 19 de dezembro, sempre às 19 horas. A partir do dia 9, às terças e quintas-feiras, o Papai Noel estará no local para fazer fotos.

Já o acendimento da decoração de Natal na Praça Central está marcado para o dia 4 de dezembro, após a Cantata de Natal do Coral Municipal, programada para acontecer a partir das 20 horas, depois da missa da Igreja Matriz Santa Bárbara. Todos os dias, às 19h30, até 5 de janeiro de 2022, será realizado o acendimento da decoração com a reprodução de som mecânico.

A “Casa do Papai Noel” tem o patrocínio da Sorvetes Skimoni e apoio da Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste), Marilu Cosméticos, Unimed, Colégio Ideal e ASA Construtora. Já o Coral Municipal de Santa Bárbara d'Oeste “Vozes Bárbaras” tem o apoio do Tivoli Shopping e Hospital Samaritano.

A programação cultural dos 203 anos de Santa Bárbara d’Oeste apresenta também a exibição do documentário “Vendo a banda passar” da Corporação Musical União Barbarense, no dia 4 de dezembro, no YouTube da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Tradição SP On-line, Programa Juntos pela Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte.

Também no dia 4, das 7 às 17 horas, ocorrerá a reabertura da Casa Centenária, no Parque Taene.

• Confira a programação cultural completa dos 203 anos de Santa Bárbara d’Oeste:

4/12 – YouTube da Secretaria de Cultura e Turismo
Tradição SP com exibição do documentário “Vendo a banda passar” da Corporação Musical União Barbarense

4/12, às 20 horas – Praça Central
Natal das Árvores com primeiro acendimento da decoração natalina e apresentação de cantata natalina do Coral Municipal “Vozes Bárbara”

A partir de 4/12, às 19 horas – Praça Central
Acendimento diário da decoração natalina

4/12, das 7 às 17 horas – Parque Taene
Reabertura da Casa Centenária

5, 12 e 19/12, às 19 horas – Centro de Memórias
Apresentações com o show “Encanto e Magia” - personagens da Disney (patrocínio Sorvetes Skimoni)

9, 14, 16, 21 e 23/12, das 19 às 20 horas - Centro de Memórias
Casa do Papai Noel

• Confira o calendário cultural de 2022 em Santa Bárbara d’Oeste:

FESTIVAL POP ARTE
Terças, quintas e sábados
De fevereiro e março

SEMANA DO ARTESÃO
13 a 20 de março

FESTIVAL BLUES & FOLK
19 e 20 de março

FASB - FESTIVAL DE ARTE
1 a 30 de abril

VIA CRUCIS
9 a 17 de abril

PROJETO RECITAR
9 a 13 de maio

FESTIVAL DE MÚSICA
25 a 29 de maio

FESTIVAL DAS ORQUÍDEAS
3, 4 e 5 de junho

ENCONTRO DE CORAIS
11 de junho

FESTA DA NEGADINHA
12 de junho

FESTIVAL TRADIÇÕES
24, 25 e 26 de junho

27 ANOS TEATRO MANOEL LYRA
26 de junho

FESTIVAL GASTRONÔMICO - EDIÇÃO INVERNO
10, 11 e 12 de julho

FESTIVAL LITERÁRIO
28, 29, 30 e 31 de julho

FESTIVAL DE DANÇA
11, 12, 13 e 14 de agosto

S.BÁRBARA! ROCK FEST
25, 26, 27 e 28 de agosto

ENCONTRO DE BANDAS
4 de setembro

DESFILE CÍVICO
7 de setembro

ENCONTRO DE VEÍCULOS
17 e 18 de setembro

CENA BÁRBARA
17 a 25 de setembro

FETESB
1 a 9 de outubro

ENCONTRO DE VIOLAS
23 de outubro

FEIRA DAS NAÇÕES
11, 12 e 13 de novembro

FESTA DA LINGUIÇA
27 de novembro

NATAL DAS ÁRVORES
4 de dezembro

VIRADA CULTURAL
10 e 11 de dezembro

FESTIVAL GASTRONÔMICO - EDIÇÃO VERÃO
18, 19 e 20 de dezembro

CIRCUITO HIP HOP
Itinerante

ENCANTOS DA CIDADE
Itinerante

FESTIVAL PALCO ABERTO
Itinerante

 

Responsável: (Imprensa)

 

COMENTÁRIOS