Tradição SP: história da Corporação Musical União Barbarense é retratada em documentário
19/11/2021 17:18 em Notícias

Cento e vinte e três anos de cortejos que atravessam gerações e causam no barbarense uma conexão com sua ancestralidade. O documentário "Vendo a Banda passar” traz a história da centenária Corporação Musical União Barbarense e a memória de Santa Bárbara d’Oeste.

Contemplado pela Chamada Pública 3 de 2021 do Tradição SP On-line, Programa Juntos pela Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, o material será exibido on-line no aniversário de 203 anos da cidade, comemorado no dia 4 de dezembro, via YouTube da Secretaria de Cultura e Turismo (https://linktr.ee/culturasbo).

As gravações das apresentações e dos depoimentos foram realizadas nos dias 14 e 15 de novembro, na sede da Corporação, Praça Central, Teatro Municipal “Manoel Lyra” e no Caminho dos Flamboyants.

A proposta contempla a celebração da alvorada e do cortejo realizados pela Corporação, com o objetivo de valorização do patrimônio imaterial, da identidade cultural e histórica e sua ação tem para o Município, permitindo valorizar sua celebração e abrangência, disponibilizando e facilitando formas e meios de divulgação.

Corporação

Formada integralmente por músicos voluntários, seu início reporta à data de 1º de maio de 1908, quando a Corporação Musical União Barbarense, banda que existia há 10 anos, passa a ter “Personalidade Jurídica”. Deste dia em diante, todo 1º de maio, a banda realiza a alvorada e cortejo saindo, nas primeiras horas do dia, de sua sede, passando pelas ruas centrais da cidade e retornando a sede. Em alguns momentos, foi tradição terminar o cortejo em frente à casa do prefeito da cidade.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS