DAE planta mais de 18 mil árvores em 2021
08/11/2021 11:38 em Meio Ambiente

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste segue com os trabalhos de reflorestamento da mata ciliar em torno das represas de abastecimento no município. De janeiro deste ano até o momento foram plantadas mais de 18 mil árvores nas matas das represas São Luiz, de Cillo (Parque das Águas) e Areia Branca.

Nesta semana o plantio ocorreu na margem da Represa Areia Branca, próxima da barragem, onde diversas espécies de mudas de árvores nativas foram plantadas atendendo o programa de recuperação e proteção dos mananciais. Mais de 36 mil mudas de árvores foram plantadas nos últimos anos em Santa Bárbara d’Oeste e a projeção é de plantar 250 mil árvores nos próximos 15 anos.

As ações de proteção dos mananciais e das nascentes, que são desenvolvidas pela equipe ambiental da autarquia, além de assegurar a preservação dos recursos hídricos, da fauna e da flora no município, evidenciam condições favoráveis de sobrevivência de animais como onça-parda, espécie também conhecida no Brasil como suçuarana. A presença de uma família de onça-parda, sendo uma fêmea e dois filhotes, foi registrada nas proximidades dos mananciais em 2019 através de imagens captadas por câmeras inseridas dentro das matas. O registro reforça a importância dos trabalhos.

“Este é um compromisso do prefeito Rafael Piovezan, biólogo por formação, que durante sua passagem como diretor do DAE planejou todo o projeto de recuperação dos nossos mananciais. E vamos avançar ainda mais, pensando no futuro da nossa cidade, já planejando novas ações como a produção de mudas no Viveiro Municipal”, comentou o diretor do DAE, Laerson Andia Junior.

 

Responsável: (Imprensa)

 

COMENTÁRIOS