Show dos 20 anos da Orquestra de Violas reúne homenagens e emociona público
22/10/2021 12:08 em Cultura

Uma noite que fez jus à trajetória de violeiros e violeiras participantes da Orquestra Barbarense de Violas em duas décadas de história, encerrando o “Causos e Viola - 20 anos de História”. Homenagens e a comemoração ao som da viola raiz emocionaram o público nesta quarta-feira (20) no Teatro Municipal “Manoel Lyra” e também on-line pelo YouTube e pela Rádio Santa Bárbara FM. Os ingressos foram trocados por produtos de higiene, ajudando quem mais precisa, com mais de 130 itens direcionados à Creche SOS.

Ao som de “Canoeiro”, “Disco Voador”, “Com a Viola no Peito”, “Manto Estrelado”, “Chalana”, “Pau Brasil”, “Franguinho na Panela”, “Pouso de Boiada”, “Menino da Porteira”, “Parabéns a você” e “Saudade da minha terra”, o show contou com vídeos e a presença de integrantes da Orquestra e da Orquestra Feminina de Violas, além de homenagens César & Paulinho, Yassir Chediak, Bruna Viola, Grupo Violado, Sérgio Silva, prefeito Rafael Piovezan, secretário Evandro Felix e ex-prefeito Denis Andia.

“Fico muito feliz em ser o prefeito em exercício enquanto a Orquestra completa 20 anos de história. São 20 anos representando aquilo que tem de melhor na música raiz, na música barbarense e na música do interior. Nós sabemos o quanto as histórias e as músicas encantam por todos os lugares que ela passa. Quero dizer a todos que fazem parte, que já fizeram e que contribuem com a Orquestra, que a Orquestra Barbarense de Violas é um patrimônio da Música Popular Brasileira e da nossa história”, ressaltou o prefeito Rafael Piovezan.

"Encerramos com chave de ouro a celebração de 20 anos da Orquestra Barbarense de Violas. Por meio dos programas on-line e na rádio conseguimos registrar sua história, marcar a presença de pessoas que contribuíram para sua criação e embalar uma boa moda de viola recheada de causos. Agradeço o empenho de todos que fizeram parte desse momento e o público que acompanhou essa importante festa da música raiz barbarense”, enfatizou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

Marta Padoveze, presidente atual da Orquestra, enfatizou que o grupo sempre é bem recebido em suas apresentações, pois se dedica a fazer seu melhor e tem satisfação de tocar e cantar e que começou tímida com seis corajosas pessoas, e que hoje, com seus 28 integrantes, leva boa música aonde vai. “Para nós, seus integrantes, tocar e cantar faz parte de nossa vida. Participar da celebração dos 20 anos é participar de sua história, de sua festa, junto aos meus amigos violeiros que amam o mundo da viola. Como dizia Carreirinho: “Ai, a viola me conhece que eu não posso cantar só. Ai, se eu sozinho canto bem, junto eu canto melhor.” Ser Violeiro 20 Anos é “bão” demais!”, complementou.

Já disponível no YouTube da Secretaria de Cultura e Turismo (www.is.gd/youtubeculturasbo), a comemoração especial, carinhosa e cheia de causos e atrações encerrou a série de programas “Causos e Viola - 20 anos de História” que contaram a história da Orquestra de cinco em cinco anos, com participação das pessoas que marcaram a existência do grupo.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS