Abertas inscrições do Recitar - a palavra em Verso Vivo
20/09/2021 16:47 em Cultura

Estão abertas as inscrições do projeto “Recitar – a palavra em Verso Vivo”. Até dia 30 deste mês, as inscrições do concurso de declamação de poemas podem ser feitas no site www.santabarbara.sp.gov.br/recitar. Promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana, o evento on-line acontecerá de 16 a 20 de novembro, sempre a partir das 19h30.

O concurso reunirá alunos da rede municipal, estadual e particular (ensinos Fundamental, Médio e Técnico), sendo Infantil - destinada aos alunos dos 4º e 5º anos -, Juvenil - destinada aos alunos dos 6º ao 9º anos -, além da categoria Ensino Médio e Técnico) e também é extensivo aos grupos barbarenses de teatro que poderão participar em categoria própria ou como convidados.

A Categoria de Autor Consagrado deverá ter apenas poemas de autores cujas obras literárias sejam de domínio público. Já na Categoria Autor Barbarense, o tema de 2021 será Consciência Negra e/ou Povos Indígenas, podendo ser composto um único poema com essas duas abordagens ou com apenas uma delas.

As gravações das declamações serão no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Já a logística e a infraestrutura para as gravações, edições e transmissões das declamações ficarão a cargo da Secretaria. Cada escola/grupo de teatro participante deverá gravar um vídeo de making of com trechos de todas as etapas/construção das declamações dentro da Escola.

Por ser uma versão on-line não haverá prêmio para cenografia, iluminação, elenco de apoio e melhores esquetes. Serão premiados: os melhores declamadores de poemas de autores consagrados, de cada categoria; os melhores declamadores de poemas de autores barbarenses, de cada categoria; os autores dos melhores poemas barbarenses; melhor direção; melhor caracterização (maquiagem cênica); melhor figurino; e melhor trilha sonora.

Todas as informações estão disponíveis no site www.santabarbara.sp.gov.br/recitar. Eventuais dúvidas e/ou esclarecimentos poderão ser respondidas pelo e-mail: almir.pugina@santabarbara.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3464-9424, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

COMENTÁRIOS