Programa “Avança Turismo - Região Turística Bem Viver” é lançado
01/07/2021 08:50 em Cultura

Com objetivo de desenvolver o turismo e capacitar empresários do setor de serviços, produtores rurais e trabalhadores do trade turístico, foi lançado nesta quarta-feira (30) o programa “Avança Turismo - Região Turística Bem Viver”. A iniciativa envolve as cidades de Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa e Sumaré, além do Sebrae-SP e Senac-SP, compondo as ações e metas do Plano Regional de Turismo da RT Bem Viver.

O Plano surgiu da necessidade dos municípios envolvidos em diagnosticar o turismo, elaborar diretrizes e plano de ação para promover o desenvolvimento regional. A organização do Plano Regional de Turismo segue metodologia do Senac São Paulo, com uma estrutura lógica que interliga os diagnósticos, prognósticos, objetivos, resultados esperados e proposição de programas, projetos e ações e agrega ainda, um conjunto de informações e dados que norteiam as ações compartilhadas de desenvolvimento turístico.

O evento on-line de lançamento contou com a participação de representantes dos municípios envolvidos, entidades parceiras, além do consultor de Destinos Turísticos do Governo do Estado de São Paulo, Afonso Martin, tendo ainda a palestra sobre “Marketing para o seu negócio” com a consultora Taís Camargo e o detalhamento dos cursos com inscrições abertas.

Ao todo serão ofertadas 450 vagas para cursos gratuitos. Os cursos serão realizados entre os meses de julho e novembro e terão temas como vendas pelo e-commerce, elaboração de cardápio, vendas consultivas, higiene e manipulação de alimentos. Poderão participar restaurantes, hotéis, pousadas, agências de turismo, pesqueiros, atrativos turísticos, organizadores de eventos, artesãos e interessados em empreender no setor.

“De acordo com a 10ª edição da pesquisa Sebrae sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócios, o setor de turismo foi um dos mais afetados com a pandemia, com queda média de 59% no faturamento em uma semana pré-pandemia. Com a expectativa do fortalecimento do turismo regional, os empreendedores precisam estar preparados para a retomada do turismo. Atendendo pedido do prefeito Rafael Piovezan, trilhamos uma parceria com o Sebrae e Senac, visando a capacitação de empresários e do setor de serviços que mais se destacam no trade turístico local”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

As inscrições para os cursos podem ser realizadas no link www.bit.ly/cursosavançaturismo. Os interessados também podem curtir e seguir as redes sociais da Região Turística Bem Viver no Facebook e Instagram - @turismobemviver.

 

Responsável: (Imprensa)

COMENTÁRIOS